Essencialismo – A disciplinada busca por menos

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

“É a habilidade de escolher que nos torna humanos”.

Há alguns meses venho estudando sobre minimalismo e como este movimento está ganhando cada vez mais força, aumentando a consciência das escolhas que fazemos todos os dias. Durante a pesquisa, me deparei com este livro. Adorei! Muito leve, ótimos conceitos e super fácil de ler.

De uma forma geral, enfatiza bastante que o “menos é melhor”, mas não significa escassez e sim totalmente oposto: ter um modo de vida com maior liberdade ao buscar bens e serviços mais essenciais. Um convite pra se libertar das “tralhas” (seja físicas ou digitais, como as notificações de celular).

Um dos blocos que achei mais interessante é o “the way of the Essentialist means living by design, not by default”, ou seja, criar a sua própria vida de forma ativa em vez de viver passivamente a agenda dos outros. Enquanto que a maioria das pessoas vive apenas reagindo as situações, presas dentro de um ciclo, quem segue este método quebra este padrão e cria sua realidade focando no que é mais importante para si.

Em vez de “O que eu tenho que DEIXAR de fazer?”, devemos perguntar “No que FOCAR e qual GIGANTE eu quero criar?”. Se você pudesse fazer apenas uma única coisa com sua vida agora, o que seria?

Compartilhar.

Sobre o autor

Deixe uma resposta